Comércio investe em energia solar para cortar despesas

20/06/2019, às 18h53

O crescimento da geração e consumo da energia solar no comércio e prestação de serviços é vertiginoso. De acordo com a Absolar, a potência instalada do setor, que era de 72MW no fim de 2017, agora atingiu 132MW. Considerando que a potência instalada no segmento em 2016 era de apenas 24MW, chega-se ao impressionante índice de aumento de 450% em dois anos. Os consumidores dos setores de comércio e serviços aquecem a economia na liderança do uso da energia solar fotovoltaica, com 44% da potência instalada no país, seguidos por consumidores residenciais (38%), indústrias (8,4%), consumidores rurais (5,6%) e poder público (3,5%). Além do alívio na conta de luz, os investimentos também são favorecidos por linhas de financiamento a longo prazo, voltadas para a instalação das miniusinas solares.

 

Em Belo Horizonte, o uso da energia limpa atraiu a atenção do empresário Theodoro Peluso, dono do Restaurante Anella, na Pampulha. Ele montou uma miniusina com 230 painéis fotovoltaicos para suprir a demanda de seu estabelecimento. “Em vez de pagar a mensalidade para a concessionária de energia, economizo o dinheiro, que vai para o meu negócio”, comenta Theodoro, ressaltando também os benefícios para a natureza. A previsão do empresário é reaver o investimento em três anos.

CORTE DE GASTOS

O presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, ressalta que a instalação dos sistemas solares fotovoltaicos virou uma grande alternativa de redução de despesas e de melhoria dos lucros para comerciantes e prestadores de serviços. “O setor de comércio e serviços tem a energia elétrica como o seu segundo ou terceiro maior gasto operacional. O uso da energia solar fotovoltaica ajuda a aliviar esse custo e vem trazer maior previsibilidade e maior independência energética para o planejamento financeiro das empresas.”

Ele ressalta que as empresas têm percebido que a cada ano o aumento da tarifa da energia elétrica tem ficado acima da inflação. “Esse gasto vem pesando no bolso dos pequenos empresários, em especial do comércio, assim como dos serviços. O uso da energia solar permite à empresa economizar por volta de 80% a 90%”, diz o presidente da Absolar, acrescentando que o capital investido na geração própria de energia é recuperado entre três e sete anos.

Sauaia destaca que, além do ganho financeiro, a energia oriunda do sol agrega valor aos negócios por ser uma energia limpa e não causar impactos à natureza. “O investimento contribui para a melhoria da qualidade do meio ambiente, fator que interfere na decisão dos consumidores na hora de comprar e contratar serviços. Então, a energia solar traz para os empresários o valor do posicionamento de sua marca junto ao consumidor, mostrando sua preocupação com a sustentabilidade”, diz o presidente da Absolar.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/07/22/internas_economia,974936/comercio-investe-em-energia-solar-para-cortar-despesas.shtml

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