(31) 3462-3871 contato@probanc.com.br

Descubra como a redução de custos vai impactar o seu negócio

Você gostaria de reduzir os custos do seu negócio e, consequentemente, ampliar a sua margem de lucro mantendo sua empresa competitiva no mercado mesmo em tempos de crise?

Existem grandes chances que você esteja negligenciando a gestão de custos. Por isso é importante conhecer as principais despesas enfrentadas pelas empresas.

Neste artigo, você irá aprender as 7 principais maneiras de reduzir os gastos do seu negócio agora mesmo e parar de desperdiçar dinheiro.

Energia Elétrica

Reduzir os gastos com energia elétrica é um ponto importante na gestão de custos e pode ser realizado de diversas maneiras, como: utilizar modelos de lâmpadas mais econômicos, verificar se os equipamentos estão sempre ligados, utilizar energia solar, entre outros (confira nossas dicas clicando aqui).

Internet e Telefone

Hoje em dia uma empresa não sobrevive sem utilizar telefone e Internet, mas isso não significa que não é possível enxugar os custos com essas duas ferramentas. O primeiro passo é identificar qual a real necessidade do seu negócio, se são feitas mais ligações locais ou interurbanas, se são para telefones fixos ou celulares, se a banda de Internet contratada atualmente realmente esta sendo utilizada.

Com essas informações em mãos é possível procurar os planos das operadoras que vão atender mais especificamente suas demandas. É importante verificar sempre os planos corporativos, que lhe oferecerão ofertas melhores e criar uma rotina de verificar se as suas necessidades por esses serviços continuam as mesmas ou não.

Produtos sem giro no estoque

O setor de compras precisa estar atento aos indicadores de rotatividade de cada produto, buscando conciliar o volume em estoque com o fluxo de vendas. Quando se tem produtos em larga escala que não são comercializados, além da perda de dinheiro em função do custo de oportunidade (que poderia ser um investimento mais rentável), também acarretará custos com a armazenagem, movimentações e grandes chances de se deteriorar com o tempo.

Regime de Tributação

Os tributos no Brasil, por natureza, são bastante elevados quando comparados com outros países, porém, é possível identificar no mercado empresas que pagam mais impostos que deveriam por não terem optado por um regime de tributação mais adequado.

Para resolver este problema é preciso procurar consultores especializados nesta área, que poderão oferecer uma orientação mais assertiva sobre quais decisões tomar.

Impressão e cópias

Muitos administradores acabam ignorando esta despesa por desconhecer o real custo operacional que ela apresenta no seu negócio, porém é um ponto importante a ser considerado na sua gestão de custos. Desenvolver uma política de consciência ambiental é vital para realizar essa economia.

Para isso, oriente seus funcionários para imprimirem realmente só o que for necessário, utilizar os dois lados da folha, criar uma pilha de rascunhos para reutilização e até mesmo realizar um registro de impressões. Pondere que alguns documentos importantes como contratos e propostas para clientes podem ser uma exceção a essas regras.

Renegocie dívidas

Se a sua empresa possui dívidas, o melhor a fazer é renegociá-las com os credores para reduzir o máximo possível a taxa de juros que está sendo paga. Fique atento ao calcular se o seu negócio consegue de fato honrar o débito renegociado.

Software de Gestão Financeira

Os softwares de gestão financeira irão possibilitar um melhor controle sobre o que o seu negócio tem como despesa e permitirão uma visão mais ampla e qualificada de quais são os maiores gastos de suas operações.

Para otimizar a sua economia, faça análises dos custos frequentemente e envolva toda a equipe. A comunicação interna é fundamental para que todos tenham a mesma filosofia.

Nós sabemos que os gastos com energia elétrica são um dos que mais impactam na sustentabilidade do seu negócio e, pensando nisso, criamos um artigo com tudo que você precisa saber para reduzir custos com energia, no qual apresentamos soluções que podem viabilizar uma economia de até 90% em sua conta de energia.