(31) 3462-3871 contato@probanc.com.br

001

Uma das dúvidas mais comuns quando se adquire um sistema de energia fotovoltaica é relacionada a venda do excedente de energia para a concessionária ou para alguém que more próximo a você, mas será que isso pode ocorrer?

Quando se instala os painéis solares, na sua residência ou comércio, há dias com grande disponibilidade de radiação solar, em que a geração de energia será bem próxima da máxima, mas também haverá dias, nublados e/ou chuvosos ou até mesmo a noite, que o seu sistema irá gerar pouca energia ou quase nada.

Se o seu sistema não está gerando energia, de onde vem a energia para você consumir?

Tendo em vista esse cenário, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou o Sistema de Compensação de Energia, que através da Resolução Normativa ANEEL n. 517, de 11 de dezembro de 2012, declarou: “Sistema no qual a energia ativa injetada por uma unidade consumidora com micro geração distribuída ou mini geração distribuída é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade da unidade consumidora onde os critérios foram gerados, desde que possua o mesmo Cadastro de Pessoa Física - CPF ou Cadastro de Pessoa Jurídica - CNPJ junto ao Ministério da Fazenda.”

Ou seja, caso a energia injetada na rede seja superior à consumida (em um dia muito ensolarado), cria-se um “crédito de energia” que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes (meses de muitas chuvas, ou no inverno em que há menor tempo de disponibilidade solar) ou em outras unidades de mesma titularidade (desde que todas as unidades pertençam a mesmo CPF ou ao mesmo CNPJ), com validade de 60 meses.

Portanto, a rede funciona como uma bateria, armazenando o excedente até o momento em que a unidade consumidora necessite de energia proveniente da distribuidora.

Está interessado em ter créditos de energia com a distribuidora da sua localidade? Para isso, convidamos você a preencher o Simulador de consumo de energia solar para saber o quanto você vai economizar instalando uma usina fotovoltaica!