(31) 3462-3871 contato@probanc.com.br

tudo-que-voce-precisa-saber-para-reduzir-custos-com-energia-interna

Sua conta de energia está cada vez mais cara? Mesmo tentando reduzir o consumo, o valor de sua conta não diminui?

Tenho certeza que sim, afinal além da média de consumo de energia ser cada dia maior, os constantes aumentos de tarifas são peças chave para o aumento do valor de sua conta.

Mas antes de achar que o alto custo com energia é um caminho sem volta, neste artigo iremos te mostrar como você pode economizar na conta de energia com pequenas mudanças no seu dia-a-dia ou nos hábitos de sua empresa.

Trocar lâmpadas

Muita gente não sabe, mas a lâmpada incandescente ilumina menos e gasta mais energia do que uma lâmpada fluorescente. Além disso, esta última tem uma duração dez vezes maior. Portanto, o primeiro passo para reduzir custos com energia é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Seja em casa ou na sua empresa, o custo benefício será notável.

Desligar Equipamentos

Essa segunda dica é essencial na era dos aparelhos tecnológicos. É muito comum ao término da utilização de um aparelho deixarmos o mesmo em “Stand By”, ou seja, o aparelho continua ligado esperando a sua próxima utilização.

O que acontece é que nem todos os aparelhos e eletrodomésticos são utilizados o tempo todo, por exemplo: se você utiliza o micro-ondas uma vez por dia para esquentar o seu almoço, você deve ligá-lo apenas quando for utilizá-lo e não deixá-lo 24 horas em stand by.

Outro exemplo muito comum em empresas são os computadores que permanecem ligados na tomada durante a noite ou em períodos de ociosidade. Pequenas mudanças como o fato de desligar a tomada parecem irrelevantes, mas farão muita diferença no valor da sua conta no final do mês.

Economizar no Ar Condicionado

Esta dica se aplica mais em empresas, mas também serve de aviso para residências. É muito comum recorrermos ao ar condicionado para controlar a temperatura do ambiente e obtermos maior conforto já que moramos em um país tropical.

Entretanto, o ar condicionado também gasta muita energia. Nossa dica é que você utilize o mesmo apenas em situações de muito calor, por exemplo: uma empresa que usa o ar condicionado para o melhor bem estar de seus funcionários pode passar a ligá-lo apenas durante a tarde, já que no período da manhã o clima é mais ameno e pode se aproveitar o “ar fresco” abrindo as janelas.

Restituição do ICMS

Nos últimos anos a tarifa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) vinculada na conta de luz, foi cobrada indevidamente. A cobrança equivocada de tal imposto, faz com que seu valor aumente em até 35% segundo especialistas.

É possível reivindicar a restituição do ICMS na Justiça, exigindo a devolução do que foi pago indevidamente nos últimos cinco anos. Há casos julgados de forma favorável aos consumidores, inclusive no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Energia Solar

Que o Brasil é um país tropical nós já sabemos, mas você sabia que isso também pode te ajudar a economizar na conta de energia?

Sim, o fato de morarmos em um país com o clima elevado e os dias ensolarados é importante para a geração de energia fotovoltaica - a energia elétrica produzida através da luz solar.

Com a energia solar fotovoltaica você terá uma redução de até 90% no valor de sua conta além de ajudar o meio ambiente com o aproveitamento de uma fonte de energia renovável. Estudos demonstram que o valor investido na instalação de uma usina fotovoltaica é recuperado em 5 anos e a vida útil da usina é de aproximadamente 30 anos, o que a torna um investimento altamente viável e a maneira mais eficiente para redução de custos com energia.

Quer saber mais sobre energia solar? Leia o nosso post  6 razões para Instalar uma Usina Fotovoltaica o quanto antes e descubra como começar a pagar menos na conta de luz agora mesmo.