(31) 3462-3871 contato@probanc.com.br

01

Você sabe o que é bandeira vermelha?
Desde 2015, as contas de energia do consumidor brasileiro apresentam uma novidade que é o sistema de bandeiras tarifárias. Este sistema é composto pelas seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha, – relembrando as cores do semáforo - os quais indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia, em função das condições de geração de eletricidade.

As modalidades apresentam as seguintes características:

Resultado de imagem para bandeira tarifária

Por que as bandeiras foram criadas?
A Energia Elétrica no Brasil é gerada predominantemente por Usinas Hidrelétricas, que dependem fortemente do regime das chuvas para manter o nível de água nos reservatórios. Em períodos de seca, quando há pouca água armazenada, a energia gerada não é suficiente para abastecer o país tendo que recorrer as outras formas de geração, tais como as Termelétricas.

Com isso, o custo de geração aumenta, pois Usinas Termelétricas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

Por outro lado, quando há muita água armazenada, as térmicas podem ser menos utilizadas e o custo de geração é menor, criando essa tarifação de acordo com o período do ano no qual estamos.

Todos os consumidores cativos das distribuidoras são faturados pelo Sistema de Bandeiras Tarifárias, com exceção daqueles localizados em sistemas isolados, ou que possuem a própria geração de energia.

Quer acabar com esse problema? Fuja da tarifação, faça uma simulação e gere sua própria energia!