(31) 3462-3871 contato@probanc.com.br

111

Há diversas fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que se são distinguidas em dois grupos: renováveis e não renováveis.

As fontes de energias não renováveis se baseiam em recursos finitos, que acabam se tornado muito caro ou prejudicial demais para o meio ambiente. Em contraste, as diversas fontes de energias renováveis – como a solar e a eólica – podem ser aproveitadas ao longo do tempo, por se tratarem de recursos infinitos, que apresentam um nível pequeno de poluição e não agridem o meio ambiente, pois são consideradas energias limpas.
A energia renovável é importante por causa dos benefícios que proporciona.

Os principais benefícios são:
•    Benefícios ambientais
As tecnologias de energia renovável são fontes limpas de energia que têm um impacto ambiental muito menor do que as tecnologias de energia convencionais.
•    Energia para os filhos de crianças de nossos filhos
A energia renovável é um recurso infinito, ou seja, no futuro haverá energia limpa disponível para todos.
•    Empregos e economia

A maioria dos investimentos em energia renovável é gasto em materiais e mão-de-obra para construir e manter as instalações, em vez de importações de energia dispendiosas.
Geralmente, com a energia renovável, o custo da energia acaba ficando mais barato do que utilizando um recurso não renovável, principalmente pela disponibilidade dele na natureza.

A maioria das energias renováveis vem direta ou indiretamente do sol. A luz solar ou a energia solar podem ser usados diretamente para aquecimento e iluminação de casas e outros edifícios, para geração de eletricidade, aquecimento de água quente, refrigeração solar e uma variedade de usos comerciais e industriais.

A produção de eletricidade usando o sol é possível através de painéis solares fotovoltaicos ou de painéis solares térmicos. No primeiro caso, as células fotovoltaicas ao receberem os raios solares transformam-nos em eletricidade. No segundo caso, usam-se espelhos que concentram a luz solar para aquecer um fluido, gerando vapor que faz rodar as pás de uma turbina, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que produz eletricidade. O Sol também pode ser usado para aquecer as águas domésticas, ou de processos industriais evitando o uso de eletricidade ou de gás.

Esta fonte de energia já se encontra em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.

Há vários motivos para você gerar a sua própria energia, utilizando essa fonte abundante e inesgotável, leia mais em: www.probanc.com.br/6-razoes-para-instalar-uma-usina-fotovoltaica-o-quanto-antes/